quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O MEL DE ABELHA

     Desde os primórdios da civilização o homem é fascinado pela abelha. A abelha pode picá-lo, mas também pode produzir substâncias que serão usadas por ele com propósitos médicos e também como prazer alimentício. As abelhas produzem mel, pólen e própolis. Os asiáticos usavam a própolis para curar feridas e tumores e os gregos para curar feridas e abscessos.



    As abelhas, depois de fazerem uma grande viagem aérea, se encontram com milhares de cálices de flores abertas nas quais se introduzirão por completo, sedentas por beber o néctar, os quais recolhem em seus nectários. Guarda em suas glândulas a essência açucarada das seivas das flores. A abelha aspira esse suco através da sua trompa e o transmite para sua boca, onde é processado com sua saliva, operando-se uma autêntica transformação do mel, já que converte um mel complexo em uma levulose e frutose de fácil digestão. Esse processo se realiza através de uma enzima chamada invertina, que se encontra em seu aparelho digestivo.
    O tipo de mel depende das flores que a abelha visita.

    O mel mais puro é o natural, do qual não se retiram o pólen nem a geléia real que contém, como por exemplo, o que é coletado nos exames das regiões dos desertos altos do Arizona e em outros lugares distantes da contaminação e dos pesticidas. Esses produtos da abelha, coletados por métodos modernos garantirão o mais puro e inigualável produto.
     Como se sabe as abelhas voam de flor em flor coletando o néctar. O néctar é levado ao favo para converter-se em mel. Uma abelha pode voar sobre aproximadamente mil flores para recolher o néctar suficiente para encher seu estômago. São necessários 60 estômagos de abelhas cheios para encher um dedal de mel. Para fazer meio litro de mel, as abelhas têm que visitar entre dois a quatro milhões de flores.
    Como regra geral, os germes não crescem no mel puro. Por essa razão, usa-se o mel para nutrir as crianças e os enfermos. Este mel contém uma quantidade muito ampla de nutrientes tais como:
·         Carotenóide que se convertem em vitamina A               
·         Vitamina B1, B2, B3, B5, B6 e B12
·         Biotina e ácido fólico    
·         Cálcio, cobre ,ferro, manganês, fósforo, potássio, enxofre, 19 aminoácidos incluindo os oito aminoácidos essenciais.
    O mel contém em si a energia vital da natureza, retirada do néctar das flores, as quais estão impregnadas de raios de sol.

Regina Signorini


Nenhum comentário:

Perfumes e Produtos Diversos

Share

Anuncios

Publipt - Publicidade na Internet

Seguidores

************************************************************************************************************************************************************************

Gfperfumes